sábado, 18 de julho de 2015

Fazendo uma mini horta em floreiras.

Este vídeo foi feito para incentivar o pessoal que tem vontade de começar uma horta e não tem espaço nem estrutura para fazer isso, muitas pessoas que assistem aos vídeos do canal gostam muito de plantas e querem ter seu cantinho verde, mas nunca começam, hoje trazemos para vocês uma forma rápida e barata de começar esse projeto tão gostoso e recompensante!

Para realizar nosso experimento usamos  apenas uma floreira de plástico e um pouco de terra preparada !

Interessante entender que não são todos os legumes que podem ser plantados em floreiras, pois existem aqueles que precisam de vasos mais profundos para uma melhor acomodação das raízes.

Dessa forma em nosso projeto podemos plantar diversos tipos de ervas aromáticas e hortaliças de pequeno porte, tais como salsinha, cebolinha, manjericão, alecrim, alface, rúcula escarola e muitas outras interessantes para o consumo caseiro, também podemos plantar em floreiras os morangos, que são frutos deliciosos e com raízes compatíveis ao vaso.

Para quem não assistiu ao vídeo descrito vamos inserir um passo a passo para realizar o projeto.

01- Consiga sua floreira e veja se ela já possui os buracos de drenagem!

02- Insira uma camada de pedriscos de construção(opção mais barata) ou argila expandida(opção mais leve) para fazer a drenagem do vaso e não entupir de terra os furos.

03- Coloque uma camada fina de areia ou manta de drenagem para terminar o filtro.

04-  Misture 60% de terra vegetal preta 30% de substrato comprado ou produzido em composteira  5% de areia e 5 % de um adubo orgânico de seu gosto ou disponibilidade.

05- Coloque uma camada da mistura em cima da camada de areia.

06- Retire suas plantas da sementeira ou do saco plástico(caso sejam compradas) e acomode no vaso sempre lembrando de alinhar suas mudas com a borda do vaso, para aproveitar o máximo do conteúdo.

07- Preencha com a mistura nossa floreira.

08 - Realize uma boa Rega e se abaixar o nível da terra complete o vaso.

09- Acomode em um local que pegue no mínimo 4 horas de sol por dia uma sacada, varanda ou até uma janela podem muito bem acomodar seu vasinho.

10 - Não encharque a terra nem deixe ela seca, um borrifador de água é excelente para uma floreira,  se tiver dúvida de quanto regar teste enfiando o dedo na terra se tiver úmido la dentro estará correto.

11- Colha seu frutos, hortaliças e ervas direto de sua horta caseira tudo gostoso, saudável e barato!



Diante de tudo apresentado faça como vocês fizerem pela minha humilde experiência no assunto o importante é realmente começar, pois o primeiro passo é sempre mais difícil para todos, mas sem desanimar quando os primeiros resultados aparecerem vocês nunca mais vão parar.
Grande abraço a todos e obrigado pela visita ao nosso blog!

Nenhum comentário:

Postar um comentário