quarta-feira, 29 de julho de 2015

Noções sobre compostagem urbana

            Você já pensou em criar seu próprio adubo em casa sem gastar nada e ainda ajudar o meio ambiente, descartando cerca de 40% a menos do seu lixo doméstico?


            Para isso basta um pouco de organização e disciplina para realizar a famosa compostagem ou vermicompostagem.
            Esses benefícios podem ser conseguidos realizando um processo chamado de compostagem, que nada mais é do que decompor a matéria orgânica presente em restos de alimentos ou fezes de animais em húmus ou substrato.
            Para começar a introduzir a ideia em sua casa basta que você comece a separar os itens do seu lixo em elementos distintos, para isso aconselho a usar pelo menos três lixeiras separadas onde pelo menos duas devem ter tampas, assim a primeira lixeira receberá restos de frutas e verduras e legumes, cascas de ovos, borra de café, a segunda lixeira que pode ser sem tampa receberá papeis, folhas secas, palhas e jornais, já a terceira receberá tudo o que não se encaixar nas outras duas e será despejada no lixo direto sem utilizar no processo.

             Depois de ter juntado alguns itens você já pode começar sua compostagem assim se faz necessário um recipiente para receber dejetos, tais como uma caixa plástica ou um balde grande, dessa forma é só despejar um pouco de terra de jardim no fundo para servir de inoculante e começar adicionar os restos de alimentos e o material seco na proporção de 1 para 3, e todos os dias revolver o produto deixando entrar ar no meio para acelerar o processo conseguindo mais rapidamente o substrato esperado.


            Caso você não esteja conseguindo adicionar muito material seco e sua composteira esteja juntando muito líquido é importante que esse líquido seja separado do composto para ser utilizado como adubo líquido, e isso será conseguido fazendo pequenos furos no recipiente principal e adicionando uma bacia abaixo dele para coletar o chorume.

            Para se utilizar esse chorume coletado é interessante que se dissolva na proporção de 10 partes de água para 1 parte de chorume, procedimento que evitará danos as raízes das suas plantas.



           A compostagem pode ser realizada no sol, pois as reações de decomposição liberam calor e ocorrem mais rápido em temperatura elevada.

           Outra ideia interessante é realizar a Vermicompostagem, neste processo utilizamos minhocas para decompor a matéria orgânica e ai obtemos o húmus de minhoca que é um húmus muito mais rico em nutrientes.

           A vermicompostagem não pode ser realizada no sol, pois as minhocas para se desenvolverem bem precisam de um meio úmido e uma temperatura agradável.

           Se seu minhocário estiver muito seco ou muito molhado as minhocas ou morreram ou deixaram sua caixa, por isso é muito importante que se mantenha o local úmido não encharcado.


        Caso tenha gostado deste post não deixe de comentar e se inscrever no nosso blog, fazemos sempre com carinho para você que participa da comunidade, assiste aos vídeos e lê nossos posts.


Nosso Canal
Nossa Comunidade

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário