quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Como plantar bananeiras!



As bananeiras são árvores de porte médio que plantamos através de mudas, um pé adulto da planta quando se enraíza começa a brotar produzindo bananeiras adjacentes filhas, em cultivos profissionais costuma-se deixar apenas uma família para produção de cachos de bananas. Em cultivos domésticos as pessoas costumam deixar todas as brotações,  formando assim uma tosseira de bananeiras.

A banana é um alimento rico em vitaminas e minerais tais como cálcio, fósforo, ferro e potássio. A vitamina B1 que existe no fruto, ajuda no sistema nervoso, melhora o humor, a memória e a regularidade do sono.

Como não possui sementes o bananal é criado através de mudas, estas devem ser  destacadas da tosseira com uma quantidade de raízes suficientes para lhes garantir nutrientes até o enraizamento das novas plantas, existem muitos tipos de bananeiras, tais como prata, ouro, maça, vinagre, rosa, nanica, nanicão e etc.... O plantio de todas as espécies pode ser realizado da mesma forma.

A primeira coisa que devemos fazer é ter em mente o local que vamos realizar o plantio, a bananeira gosta de um lugar que pegue bastante sol, e que seja bem irrigado, em contrapartida a água não deve permanecer em suas raízes, para evitar o apodrecimento, por isso interessante que o solo seja bem drenado, e por último que exista grande quantidade de matéria orgânica, como fonte de nutrientes.

As temperaturas limites para o plantio de banana é de 15°C a 35°C, quanto mais umidade no ar, melhor para propagação das plantas , contudo deve-se ficar atento ao aparecimento de doenças nas plantas.


De posse de sua muda e já sabendo onde irá plantar, é hora de cavar uma buraco que pode ser de 30x30x45, feito isso misture alguns ingredientes de adubação a terra que foi retirada da cova.

Use o adubo que esteja disponível, tal como esterco de vaca curtido, ou húmus de minhoca ou se preferir uma fórmula padrão de NPK, comercial, caso tenha feito análise de solo, e este esteja ácido utilize calcário para calagem corretiva.

Não preencha o buraco até o final, pois se manter uma cova será mais fácil de realizar uma futura adubação, interessante adubar a cova a cada 2 meses sempre analisando o solo para saber as necessidades, caso não seja possível realizar a análise, pode-se usar esterco de curral curtido ou outro adubo orgânico para manter a planta fortalecida e garantir frutos bonitos e vigorosos.

Desde já agradeço pela leitura de todos!


Não deixem também de ler também alguns outros tópicos do blog:
Como germinar mais rapidamente as sementes no Inverno!
Super adubo líquido orgânico caseiro, natural e grátis!
Como cuidar de suas árvores frutíferas em vasos !
Como plantar morango em vasos!
Como Plantar Maracujá !



Siga também nas redes sociais!
Nosso Instagram

Um comentário:

  1. Mt bacana isso. Obrigado por compartilhar! Eu tb tenho textos sobre o assunto. Talvez te interesse. Blog sobre mudas de banana. Vlw! ;-)

    ResponderExcluir