segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Como Plantar Abacaxi em Vasos!

                  O abacaxi é uma planta da família das bromeliáceas, é uma planta nativa da América do Sul, cultivada em regiões tropicais pode chegar a um metro de altura e suas frutas podem ser geradas em todas as épocas do ano.





A fruta é uma ótima fonte de vitaminas e minerais tais como vitamina A, B e C, além de zinco, magnésio, fósforo, cálcio e ferro, devido a presença da enzima bromelaína ainda traz outros benefícios, tais como a melhoria na digestão devido a quebra das moléculas de proteínas presentes nos alimentos, e o desprendimento dos mucos nos brônquios e a desobstrução das vias aéreas ajudando e prevenindo em casos de bronquite e asma.



CULTIVO

O cultivo dos abacaxis embora seja muito fácil, pode ser um pouco demorado, pois após o plantio só será possível colher o fruto cerca de um ano a dois anos depois, contudo a planta é muito bonita e pode facilmente ser usada para decorar ambientes em varandas e sacadas.




Clima

O clima ideal para o plantio é de 16 a 20 º C, existem vários tipos de cultivares, sendo os mais comuns o  Smooth Cayenne, Perola, Perolera, Primavera e Quinari.




                A planta é semi perene e pode durar por alguns anos dando frutos, para o plantio você precisará de uma parte cultivável da fruta, que pode ser: a coroa mais comum em plantações caseiras, os filhotes, brotações que nascem abaixo do fruto novo, ou rebentos brotações que saem da planta bem abaixo do pendulo do fruto.


             Tendo comprado um abacaxi maduro não podre no mercado, corte a coroa deixando 2,5 centímetros de popa, coma seu abacaxi e deixe secar ao sol sua coroa, depois de uma semana ou duas sua futura planta já estará cicatrizada, coloque a coroa num copo com água por 2 semanas até formar raízes na muda, lembre-se de substituir a água do copo a cada 2 dias para fornecer mais nutrientes para sua planta e evitar aparecimento de mal cheiro mofo ou fungos.


Solo ideal

Depois de duas semana na água num local arejado e ensolarado, retire sua muda do copo e plante em local apropriado, que pode ser num vaso ou num local apropriado no seu jardim, o pH da terra deve ser por volta de 5, terras de jardim geralmente tendem a ser ácidas, adubos com composição de amônias também ajudam na acidez do solo.


       Você pode facilmente plantar abacaxis em vasos, a planta é pequena e super recomendada por ter um aspecto bonito com ar decorativo.

Iluminação

Sua muda precisa pegar pelo menos de quatro a seis horas de sol por dia e ser irrigada uma vez ao dia no período da manha ainda em relação a rega, mantenha o local de plantio sempre úmido sendo vaso ou terreno , nunca encharque a terra, pois se fizer isso sua muda irá apodrecer.



Colheita

Depois da primeira colheita seu abacaxi seguirá produzindo através de brotações laterais, por alguns anos, esta planta pode chegar a cerca de um metro de altura, se ficar muito grande para o vaso que foi plantada transplante sem abalar o torrão, se tudo correr bem em um ano e meio ou no máximo dois você terá sua primeira fruta linda e doce pronta para o consumo sem adição de agrotóxicos.





Assista outros vídeos de cultivo de frutas em vasos!






Desde já agradeço pela leitura de todos!

7 comentários:

  1. Faltou falar quando está no ponto de colher

    ResponderExcluir
  2. Quanto tempo demora para colher o fruto ?

    ResponderExcluir
  3. Vendo os seus vídeos resolvi fazer uma horta em casa , muito obrigada por compartilhar conosco , Deus abençoe você.

    ResponderExcluir
  4. Junior um muda de abacaxi so produz uma fruta?? Estou aprendendo mto com seus videos.obrigada por nos motivar,,abraço!

    ResponderExcluir
  5. Grande Junior! estou seguindo ai todos os seus concelhos tanto para abacaxi quanto algumas outras frutas e hortaliças. Agradeço muito Pelo seus vídeos.

    ResponderExcluir