segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Como Plantar Maracujá facilmente em casa!

Olá pessoal como já é de costume em nosso canal depois de um vídeo postado soltamos um post aqui no nosso blog sobre o mesmo assunto, e nessa semana escreveremos sobre o maracujá, passaremos algumas considerações importantes sobre o cultivo desta deliciosa fruta, que é muito produtiva e quase não da trabalho para se cultivar.


Benefícios do Maracujá

O maracujá é um fruto da família das passifloras, possui fontes de vitamina A e C, além de Ferro, Potássio e outros minerais, entre seus maiores benefícios estão:
-Princípio ativo passiflorina que ajuda a relaxar acalmando quem utiliza..
-Efeito antioxidante nas células blindando o organismo contra o ataque dos radicais livres ao nosso DNA e prevenindo alguns tipos de canceres, envelhecimento.
-Diminui também problemas de pressão alta e melhora a qualidade cardiovascular.




Clima Ideal 

Para o melhor desenvolvimento a planta gosta de locais quentes e muito ensolarados, locais e épocas do ano com dias mais longos, são mais beneficiados para o plantio, plantas cultivadas em litorais tendem a atingir ótimos resultados, as melhores temperaturas para o cultivo são em torno de 20 a 32°C.

A polinização pode ser feita manual com o auxilio de um pincel ou através de insetos, como a mamangava um dos mais poderosos polinizadores de maracujazeiros existentes,

O Solo

O solo ideal é aquele rico em matéria orgânica, com boa fonte de nutrientes, e bem drenado, pois suas raízes não suportam encharcamentos.

O Plantio

Para plantar o maracujá usamos o sistema de mudas onde conseguimos um fruto sadio e maduro, abrimos e retiramos a polpa separando as sementes.
De posse das sementes colocamos para secar por uma semana e em seguida utilizamos  garrafas pet furadas, para acondicionar um substrato adubado com húmus de minhoca e 4 sementes por plantio.
Depois de 15 dias quando nossas sementes já foram germinadas desbastamos ou separamos  para deixar apenas uma muda em cada recipiente.
Com cerca de 60 há 80 dias quando nossa muda já se encontra com cerca de 1 metro de comprimento, está na hora do plantio em local definitivo.

Em plantios comerciais utilizamos um moirão na vertical para a planta subir e dois arames laterais (um para cada lado para que a planta fique em forma de T, Já em cultivos domésticos geralmente fazemos carramanchoes ou pergolatos no quintal para que o maracujá possa se estender pegando a maior área possível de sol a fim de produzir muitos frutos.



Polinização

Para que as flores se transformem em frutos, estas precisam ser polinizadas, essa polinização pode ser feita através de insetos, tais como mamangavas ou abelhas, ou manualmente utilizando um pincel, no nosso próximo vídeo sobre maracujá prometo que mostrarei como se faz manualmente.





Colheita

Quando os frutos estiverem perto de amadurecer é hora de realizar a colheita, para isso  basta sacudir o pé e recolher os frutos que eventualmente caírem no chão.

Uma das piores pragas para quem cultiva maracujá em casa são a benditas lagartas que em pouco tempo podem comer todas as folhas novas de uma planta, para isso interessante é ficar atento para ao menor indício eliminar as invasoras.



A fruta é altamente utilizada em nossa culinária para produção de sucos, musses e diversos outros doces, na época de colheita geralmente conseguimos grandes quantidades da fruta, uma dica interessante é congelar a polpa para se ter o ano todo essa fruta maravilhosa.



Desde já agradeço pela leitura de todos!


Não deixem também de ler também alguns outros tópicos do blog:
Como germinar mais rapidamente as sementes no Inverno!
Super adubo líquido orgânico caseiro, natural e grátis!
Como cuidar de suas árvores frutíferas em vasos !
Como plantar morango em vasos!
Como Plantar Maracujá !



Siga também nas redes sociais!
Nosso Instagram



7 comentários:

  1. pode fazer um vídeo mostrando estaquia no maracujá?

    ResponderExcluir
  2. Não interferi na vida das lagartas e além de um lindo pé florido e frutificado com cheirosos maracujás, meu jardim recebeu a presença de lindas borboletas. E o excesso da colheita distribui aos vizinhos e amigos.

    ResponderExcluir
  3. Dormi no ponto e as lagartas destruíram meu pé de maracujá.

    ResponderExcluir
  4. Olá... tenho três maracujazeiros plantados em vasos, tenho adubado frequentemente, ele chega a florir, realizo a polinização manual, mas depois de três dias as flores caem... o q posso estar fazendo de errado? Há algo q possa fazer para isso ñ acontecer mais,?

    ResponderExcluir
  5. Adoro tuas explicações e vídeos, Jr!
    Estou fazendo uma pequena horta com pomar em minha casa e tenho aprendido muito contigo, muito obrigada!

    ResponderExcluir