terça-feira, 24 de novembro de 2015

Como Plantar Milho.

Hoje nós vamos dar algumas dicas e informações para vocês cultivarem milho em sua horta em vasos ou em canteiros. O milho é um dos  cereais mais cultivados em todo o mundo, isso sé da pelo grande consumo pelo setor alimentício como também pela ampla utilização em fazendas devido a grande variedade e formas de utilização tanto na culinária quanto na pecuária.





Benefícios para Saúde


O milho é fonte de vitaminas A, B1 e E, e sendo rico em ferro, fósforo, potássio e cálcio e carboidratos, além disso também possui fibras, que são responsáveis pela prevenção
 contra doenças como hemorroidas, prisão de ventre e cancro retal.





Sementes


A primeira coisa que devemos verificar para efetivar o plantio de milho é a escolha das sementes, atualmente no mercado a maioria das sementes disponíveis são híbridas, estas sementes são produtos de cruzamento de duas espécies puras de milho, utilizando as melhores características e cada uma delas para obter um cultivar uniforme com alto poder de produção padrão, para produção em alta escala. importante entender que se vocês escolherem sementes híbridas para o plantio, não devem utilizar o resultado colhido para um novo plantio, pois o cruzamento de das plantas híbridas não geram plantas que acompanham o elevado desempenho dos pais, caso exista necessidade de se plantar as sementes cultivadas e, sua lavoura o aconselhável é usar as sementes do tipo variedades, que embora não tenham o mesmo padrão das híbridas se reproduzem com as mesmas características das plantas antecessoras. 




Clima Ideal


O ideal para o cultivo de milho é a temperatura entre 15 a 20 graus, podendo oscilar uns 5 graus para mais ou menos sem perda do rendimento. A época para o plantio mais indicada é a época em que começa o período das chuvas, que na região sudeste do brasil ocorre entre setembro e outubro, as plantas podem chegar a 2 metros e meio de altura dependendo do cultivar e precisam de pelo menos 4 horas de sol por dia.




Solo Ideal


O solo precisa ser bem drenado, com boa disponibilidade de nutrientes na superfície, caso no meio da cultura você perceba que as folhas estão ficando amareladas é interessante realizar uma adubação para manter as condições ideais para sua planta, para isso coloque húmus de minhoca ou esterco curtido  no solo perto do caule proporcionando assim mais nutrientes ao solo ,

Para os mais técnicos o pH ideal para o solo nesta cultura se encontra por volta de 6,5, e interessante ainda observar sobre o solo é que se faz necessário manter o solo úmido até as espigas ficarem bem desenvolvidas, depois podemos suspender a irrigação, para realizar a colheita.



Dicas para o cultivo


Em relação ao semeio podemos fazer direto ou por auxilio de sementeiras, nas covas podem ser plantadas 2 ou 3 sementes e apos a germinação deixar apenas as mais vigorosas, caso tenha sido escolhido realizar o plantio através de sementeiras, as mudas devem ser replantadas em local definitivo quando tiverem cerca de 10 cm de altura, para cultivos pequenos o melhor espaçamento é o de 30 cm entre uma planta e outra.



Polinização

 Interessante observar que a polinização do milho é feita pelo vento entre duas plantas, então devemos plantar o milho sempre perto um do outro, para ter mais sucesso na produção das espigas,
Nunca plante apenas uma muda de milho, pois como a polinização é cruzada faz-se necessário pelo menos duas mudas para se obter espigas, o ideal é pelo menos 4 para se ter uma maior probabilidade de sucesso, interessante também é observar a disposição das plantas, para isso plante suas sementes ou mudas em formando um quadrado se forem quatro ou um triangulo caso tenha apenas 3, a menos que falte espaço não façam uma linha reta  pois as ultimas e as primeiras da linha terão menor probabilidade de polinização.


Colheita


A colheita do milho demora cerca de 4 a 5 meses para ser efetivada, existem cultivares que dão duas ou até 3 espigas, no mesmo pé, o milho não é uma cultura perene, por isso após a colheita o pé é descartado ou utilizado como composto e no ano seguinte deve-se plantar novos plantas.






Desde já agradeço pela leitura de todos!


Não deixem também de ler também alguns outros tópicos do blog:
Como germinar mais rapidamente as sementes no Inverno!
Super adubo líquido orgânico caseiro, natural e grátis!
Como cuidar de suas árvores frutíferas em vasos !
Como plantar morango em vasos!
Como Plantar Maracujá !



Siga também nas redes sociais!
Nosso Instagram






5 comentários:

  1. Olá! Achei muito legal seu blog! Plantei dois pés de milho em vasos e eles já estão com quase 1m! Acontece que hoje vi que tinha uns ovinhos nas folhas de um deles, que também estava um pouco comida. :( O que posso fazer para acabar com essa praguinha?

    ResponderExcluir
  2. Amei as informações vou segui o que diz e ver o que consigo, meu plantio é de subsistência sua ajuda foi essencial!obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Aula, obrigado pelas dicas meu milharal está enorme estou aguardando o período da colheita.

    ResponderExcluir
  4. meus pe de milhos deram pendao com 28 dias com 50 cm e ja tao dando espigas isso e normal?

    ResponderExcluir