segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Tudo sobre quiabos, benefícios à saúde e todas as dicas para plantio!



            Abelmoschus esculentos é o nome científico do quiabo, legume muito saboroso e rico tanto em vitaminas (A, , B,C, E e K), como também em minerais (Cálcio, Ferro, Magnésio, Potássio e Zinco) Por isso esse vegetal faz muito bem a saúde tendo diversas serventias para o nosso organismo, tais como:



- Melhora da visão e funcionamento do Figado, devido a quantidade de vitamina A;
- Melhora na digestão devido a quantidade de fibras presentes no legume;
- Previne o aparecimento de Anemias devido a presença de Ferro e Cobre;
- Ajuda na boa manutenção de Ossos e Dentes fortes, por ser fonte de Cálcio;
- Desenvolve e realiza a manutenção do sistema nervoso central devido as vitaminas do complexo B.
- É altamente recomendado para dietas por ter apenas 35 calorias para cada 100 gramas ingerida;
- E por fim e talvez muito importante são as pesquisas que apontam para a utilização do Quiabo para ajudar no controle da Diabetes.



     Por Todos esses motivos elencados acima que entendemos que o quiabo não pode deixar de constar em sua pequena horta e pomar em casa, e por isso hoje daremos algumas dicas importantes para o cultivo dessa cultura tão interessante, mas pouco utilizada nos cultivos dos amigos do canal e do blog em seus quintais.




Como Plantar Quiabo!




                 A espécie mais cultivada no Brasil, é a Santa Cruz 47, planta de médio porte super vigorosa que pode atingir cerca de 2 metros de altura, e produzir por alguns meses sem perda das qualidades.

Clima Ideal


                  Devemos plantar o quiabo em locais quentes, climas tropicais ou sub tropicais, são os mais indicados, com temperaturas superiores a 20° C, caso você viva em um local mais frio é aconselhável o uso de estufa para o cultivo ou se for o caso realizar o cultivo em épocas mais quentes como o verão e a primavera.
                  A planta necessita de pelo menos 4 horas de luz solar direta por dia



Solo ideal


                         O solo deve ser bem drenado, rico em matéria orgânica, profundo com o pH entre 5,8 a 6,5, pode ser plantado facilmente em vasos, mantendo a terra ou substrato úmida não encharcada e totalmente descompactada, recomendamos uma camada de folhas mortas na superfície do vaso para manter a umidade e evitar a compactação.

Passo a passo para o plantio!

- Devemos deixar as sementes que podem ser compradas em casas especializadas ou retiradas de um vegetal maduro de um dia para outro em um recipiente com água, descartando as que boiarem durante o período, este processo é interessante para a quebra da dormência das sementes estimulando uma germinação mais rápida.

- Plante as sementes em copinhos de plastico ou embalagens de jornal para fazer as mudas, enterre cerca de 2 sementes por recipiente cerca de 2 cm de profundidade e espere a germinação que ocorrerá em cerca de 10 dias.

- O quiabeiro é uma planta que aceita facilmente o transplante então não é necessário o plantio direto no local definitivo, dessa forma quando as mudas estiverem com cerca de 10 cm e umas 3 ou 4 folhinhas já é possível transplanta-las para o local desejado,

- Para o transplante de preferência a um canteiro ou um vaso já adubado há pelo menos uma semana com húmus de minhoca ou esterco bem curtido, retire a muda do recipiente reciclável e incorpore-a no local definitivo tomando cuidado com o sistema radicular para não abalar a muda.

- Colha seus quiabos cerca de 85 dias após o plantio quando eles ainda estiverem novos e moles, ideais para o consumo, o processo começa com a flor que desabrocha, fecha e cai no mesmo dia dando lugar a um novo quiabo, que deve se desenvolver por cerca de 7 dias antes de colheita, pois caso a colheita demore muito os quiabos ficam duros e fibrosos impossibilitando o consumo mesmo com o cozimento do alimento.




- Caso você não goste muito da famosa baba do quiabo, especialistas em culinária ensinam que para retira-la facilmente devemos inserir os quiabos em suco de limão por cerca de 15 minutos e depois seca-los totalmente.

Assista também o vídeo sobre berinjelas!



Desde já agradeço pela leitura de todos!


Não deixem também de ler também alguns outros tópicos do blog:
Como germinar mais rapidamente as sementes no Inverno!
Super adubo líquido orgânico caseiro, natural e grátis!
Como cuidar de suas árvores frutíferas em vasos !
Como plantar morango em vasos!
Como Plantar Maracujá !



Siga também nas redes sociais!
Nosso Instagram

6 comentários:

  1. Amei, conhecer este vegetal que tanto amo.

    ResponderExcluir
  2. Que legal Carol o quiabo realmente faz muito bem a saúde, é uma pena que poucas pessoas gostem dele, grande abraço e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  3. Olá Júnior tudo bem? Quanto tempo dura um pe de quiabo, tempo de vida?

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Junior, gosto muito de quiabo. Obrigado

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber qual o tamanho ideal de vaso para cultivar quiabo em apartamento?

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de saber qual o tamanho ideal de vaso para cultivar quiabo em apartamento?

    Imail: paulojonascorbellari@gmail.com

    ResponderExcluir