cross colum 1

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Super adubo líquido orgânico caseiro, natural e grátis!

                   Hoje, aproveitando o vídeo sobre adubo líquido que fizemos, vamos falar um pouco sobre este adubo e tentar responder algumas dúvidas a respeito do tema.




                O adubo apresentado no vídeo descrito acima pode ser  facilmente preparado com apenas cinco ingredientes, o objetivo é formar um composto completo contendo todos os macronutrientes e alguns micronutrientes que a maioria das plantas necessitam para crescer e se fortalecer.




                                     Interessante salientar que todas as partes são restos de alimentos que seriam jogados fora em sua casa e que juntos formam um excelente composto, falando isso vamos mostrar a função de cada um dos elementos, dentro da nossa solução.

Borra de Café



                                A borra de café é uma excelente fonte de nitrogênio, elemento responsável pelo crescimento vegetativo da planta de maneira geral, a falta de nitrogênio pode ser percebida facilmente pela coloração amarelada nas folhas

Ossos de aves ou bistecas de porco




                             A escolha dos ossos menores se dá pela facilidade de faze-los perder sua dureza após um simples cozimento, podendo assim ser facilmente degradado por qualquer hélice de liquidificador, nosso objetivo aqui é obter o fósforo contido no material.
                             É importante salientar que mesmo que cozinhe esse material e descarte a água, você não perderá o elemento que ficará concentrado no material, a água pode ser aproveitada em nossa solução sim, mas isso se for usar os ossos no mesmo dia, caso esteja apenas querendo armazenar o material, cozinhe e descarte a água, pois fazendo isso evitará apodrecimento e mau cheiro.
                          O fósforo é utilizado para ajudar na produção de frutos e flores das plantas, muitas vezes nossas plantas perdem as flores ou existe um real abortamento, devido a deficiência deste nutriente, isto ocorre pois quando existe falta do nutriente a planta migra as reservas para os tecidos mais jovens, deixando os tecidos mais velhos (produtivos), sem o nutriente.

Cascas de Frutas



                       Escolhemos as duas cascas de frutas para o experimento, pois elas contem os maiores níveis de potássio, sendo a casca da mexerica a melhor de todos, dessa forma visamos os elementos mais concentrados para obter o adubo mais rico possível, além do potássio consta no material outros dois elementos bem interessantes para as plantas, o cálcio e o magnésio.
                      Pode ser inserido outros tipos de cascas mas não podemos garantir a mesma eficiência e concentração de nutrientes.
                      O potássio está ligado a saúde das plantas, uma planta com bons níveis de potássio fica bem mais protegida contra pragas e menos sucinta a deficiências por falta de água em períodos de secas.
                      O magnésio e o nitrogênio são os únicos elementos da clorofila igualmente uma planta com deficiência neste nutriente fica com as folhas amareladas.

Cascas de Ovos



                         As cascas de Ovos servem para fornecer mais cálcio para a solução, esse elemento é muito importante chegando a ser chamado junto com o enxofre e magnésio de macro nutrientes secundários, dessa forma ele ajuda a fortalecer as raízes, diminuindo a acidez do solo e ajudando a diminuir a toxidez do alumínio.



                         Importante salientar que esse adubo pode ser utilizado como foliar ou direto em solo, para isso não deixem de dilui-lo em 10 partes de água  para uso em solo e 20 partes de água se usado em borrifador, e caso seja usado desse segunda maneira, não deixem de coar a solução para evitar o entupimento do bico do equipamento.

                        Caso queira um adubo também orgânico e muito concentrado, mas não queira preparar nada e comprar os ingredientes prontos de uma assistida também neste vídeo:




Desde já agradeço pela leitura de todos!

Não deixem também de ler também alguns outros tópicos do blog:
Como germinar mais rapidamente as sementes no Inverno!
Como cuidar de suas árvores frutíferas em vasos !
Como plantar morango em vasos!
Como Plantar Maracujá !



Siga também nas redes sociais!
Nosso Instagram


15 comentários:

  1. olá Junior, estou fazendo minha horta em casa e sigo muito os seus conselhos, visita meu blog para ver minhas plantinhas... minhahortinhanoquintal.blogspot.com.br

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Olá,posso usar cascas de laranja também... Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Olá,posso usar cascas de laranja também... Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Primeiro, te agradeço por compartilhar. Você é dez! Bom, como aqui em casa, quem gosta de mexer com terra sou eu:), eu é que não posso deixar meu marido ver o que faço com o liquidificador e a panela rsrs. Mas, ao que interessa. Jr. Depois de liquidificar, vira um "papa", mas no vídeo, eu já vejo na garrafa Pet, bem líquido! Você pode me falar desta parte do processo? Ana Moraes.🙋

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Ana! Vou falar da minha experiência... Após à papa...diluí o conteúdo em um garrafão de 20 litros e dexei fermentar, cheguei exatamente ao líquido diluído na garrafa Pet do vídeo. E utilizo nas minhas hortinha a cada quatro dias.

      Excluir
  5. É minha dúvida tambem, depois de bater tudo, coloca na panela e aí? direto pra garrafa? mas estava papa e virou só liquido...

    ResponderExcluir
  6. É minha dúvida tambem, depois de bater tudo, coloca na panela e aí? direto pra garrafa? mas estava papa e virou só liquido...

    ResponderExcluir
  7. Esta também é exatamente minha dúvida. O que dá a entender é que na panela está uma papa e na garrafa um líquido. Também gostaria de saber se o que está na panela é exatamente o que foi para a garrafa.

    ResponderExcluir
  8. Esta também é exatamente minha dúvida. O que dá a entender é que na panela está uma papa e na garrafa um líquido. Também gostaria de saber se o que está na panela é exatamente o que foi para a garrafa.

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Boa noite
    Esse adubo tem prazo de validade? Posso fazer a mistura e armazenar na geladeira para usar no período das plantas que eu tenho interesse

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  10. Olá! Primeiramente parabéns pelo ótimo trabalho e divulgação dos conhecimentos conosco. Quero saber sobre o prazo de validade do adubo, se devo armazenar na geladeira enquanto fermenta e se posso utilizar casca de laranja... Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá pode guardar por cerca de 1 mês na geladeira e enquanto fermenta pode ficar na geladeira também, e se não tiver mexericas pode substituir por casca de bananas, abração!!

      Excluir
  11. Como administrar esse adubo...com que frequência uso?

    ResponderExcluir
  12. Porque ferveros ossos em uma lata porque não colocar na panela de pressão seria mas rápido e eficaz

    ResponderExcluir
  13. Olá gostaria de saber se pode colocar os ossos na pressão e si pode ser casca de laranja

    ResponderExcluir