quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Como Plantar Berinjelas em vasos!

               Hoje o blog Pomar e Horta em Vasos vai trazer algumas dicas sobre o plantio de berinjelas em vasos. Vale lembrar que em nosso canal do youtube já existe o vídeo sobre o tema, por isso você pode acompanhar a leitura assistindo pelo link que adicionamos a este post.





               As berinjelas que são da família das solenáceas, surgiram na Índia e fazem muito bem a saúde do ser humano, este legume é rico em fibras e diversos antioxidantes, contem uma grande fonte de vitaminas do complexo B e sais minerais como, manganês, potássio, magnésio e cobre.
             

              Muitas pessoas utilizam a berinjela como forma de combater o colesterol no sangue, assim ela ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo, prevenindo ataques cardíacos e outras mazelas coronárias.




   


Clima Adequado

                  Mais uma cultura de clima tropical e sub-tropical as berinjelas gostam mesmo é de climas quentes,  para o seu cultivo é recomendado temperaturas entre 18 a 35° graus célsius,  mais frio que isso pode prejudicar o crescimento da sua planta, por isso aconselhamos o uso de estufas nessas regiões. 
                  Uma dica interessante para pessoas que vivem em locais mais frios é cultivar no verão, pois mesmo a planta sendo perene de vida curta, pode ser plantada em caráter anual pois a melhor colheita se dá no primeiro ano de vida.
                 O ideal é que a planta pegue de 4 a 6 horas diárias de iluminação direta solar, assim caso exista mais que isso no local, utilize um sombrite na parte da tarde para evitar exposição prolongada.




Solo Ideal

                   O solo precisa ser rico em matéria orgânica, bem drenado e aerado para ajudar a fixar as raízes, o pH ideal está entre 5,8 a 6,8,.
               A berinjela gosta de solos bem irrigados, porem não encharcados, regue frequentemente apenas para mante-lo úmido.



Tratos Culturais

              Quebrar a dormência das sementes inserindo-as em um banho com água potável por 1 dia, é uma ótima ideia para aqueles que querem acelerar um pouquinho o processo de germinação, o cultivo é feito geralmente por sementeiras e as sementes cerca de 3 por copinho são alocadas cerca de 1 centímetro abaixo do solo, a germinação ocorre cerca de 2 semanas após a semeadura e  em cerca de mais 15 dias suas mudas já terão mais ou menos 10 centímetros e umas cinco folhinhas prontas para o transplante.



              Nunca estrague o torrão e tenha certeza que sua muda já possui sistema radicular, para o plantio utilizamos um vaso de pelo menos 40 litros de volume, o que garantirá espaço suficiente para as raízes de sua planta, utilize pedaços de bambus ou outros tipos de suporte para tutorar sua planta, pois a berinjela principalmente quando começa a dar frutos pode facilmente tombar e ter seu caule quebrado em virtude de ventos ou chuvas fortes

Colheita

                A colheita das suas Berinjelas vai ocorrer cerca de 120 a 180 dias após a semeadura dependendo do cultivar plantado. caso seu pé não seja descartado este pode voltar a produzir algumas outras colheitas de menor potencial.




Desde já agradeço pela leitura de todos!

Não deixem também de ler também alguns outros tópicos do blog:
Como germinar mais rapidamente as sementes no Inverno!
Como cuidar de suas árvores frutíferas em vasos !
Como plantar morango em vasos!
Como Plantar Maracujá !



Siga também nas redes sociais!


2 comentários:

  1. Júnior sempre assisto seu canal no YouTube e aprendi muito mesmo. Parabéns. Moro em Recife e o sol aqui é escaldante praticamente o ano todo e todas as plantas aqui precisam de sombra exceto as árvores bem grandes. Nem as minhas flores onze horas aguentam tanto sol.

    ResponderExcluir
  2. Junior,muito obrigado por dedicar um pouco do seu tempo pra este hobby tão legal que plantar e ver crescer, valeu mesmo seus vídeos me ajudaram bastante a cultivar inúmeras espécies em vasos
    .estou com mais de 45 espécies entre frutíferas , hortaliças ervas e outras mais.

    ResponderExcluir