segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Como plantar Brócolis em vasos!

                   Não é segredo para ninguém que uma das minhas maiores paixões na horta são os brócolis, esse alimento além de ser imensamente saboroso faz muito bem a saúde e tem um cultivo relativamente fácil em relação a outras culturas.


 Os Benefícios mais importantes para saúde

             O brócolis ajuda a prevenir vários tipos de canceres devido a presença de alguns elementos,, tais como sulforafano, selênio, diindolylmethane e indol-3-carbinol.

             Encontramos no brócolis muitos minerais, tais como magnésio e cálcio, que ajudam na regulação da pressão arterial, além de fibra alimentar para diminuir o colesterol ruim.

             Rico em vitamina C, nosso amigo previne o envelhecimento e combate a degeneração ocular devido a presença dos antioxidantes luteina e zeaxantina.

A cultura

             Nosso amigo brócolis é da mesma família que o couve-flor, repolho e a couve, assim chamadas de Brassicas. Existem basicamente dois tipos comuns de brócolis, que podemos cultivar em nossa horta, os de cabeça do tipo ninja ou os de ramos, cabe a vocês escolherem o que mais gostarem.
             Interessante lembrar que nessa cultura o que comemos são as futuras flores ainda fechadas, por isso devemos realizar a colheita ao primeiro indício de amarelamento ou abertura das flores na cabeça ou nos ramos.



Clima ideal

               O clima ideal para a produção de brócolis é o temperado, podendo ser cultivado facilmente no clima sub-tropical, a temperatura ideal está entre 10 e 23°C , sendo muito difícil o cultivo após os 28°C.
Aqui no Brasil eu geralmente semeio entre abril e maio, época em que começa a esfriar um pouco, quanto a luminosidade, o ideal é de 4 a 6 horas por dia de luz solar direta.

Solo Ideal


              O solo precisa ser rico em matéria orgânica, bem drenado e aerado para ajudar a fixar as raízes, o pH ideal está entre 6 a 7, um dos micronutrientes que não pode faltar na cultura é o boro, este nutriente pode ser facilmente encontrado em casas de agro na fórmula de ácido bórico ou Boráx.
               O brócolis gosta de solos bem irrigados, porem não encharcados, regue frequentemente apenas para mante-lo úmido.

Como Cultivar



             Retire as sementes do envelope e deixe de molho em água potável por 12 horas, ao final do período jogue fora as sementes que boiarem.

              Para plantar Brócolis é mais comum utilizarmos a técnica de plantio por sementeiras, dessa forma semeamos em copinhos de plásticos, saquinhos de jornal ou rolinhos de papel higiênico, utilizando uma mistura de 70 % de húmus de minhoca e 30 % de vermiculita  e cobrimos cerca de 3 sementes em cada copinho com um centímetro da mistura preparada.

              Por sete a quinze dias molhamos uma vez ao dia mantendo a sementeira sempre úmida, e ao final desse período nossas sementes irão germinar, com 30 dias nossas plantinhas já estarão com cerca de 10 centímetros e umas quatro a seis folhas, período ideal para serem replantadas.

               Desbaste as mudas menores e mais feias e retire as melhores com a maior porção de terra e raízes possível, Forme mudas padrão extraindo das sementeiras as plantas mais vigorosas.

               Replante em vaso ou solo bem drenado, rico em matéria orgânica, onde o pH esteja por volta de 6,0 a 7 o brócolis gosta de pelo menos 4 horas de sol direta, regue uma vez ao dia,  o clima ideal é o frio, nos lugares mais quentes o ideal é cultiva-la durante o inverno.

Colheita

               A colheita do brócolis ocorre cerca de 90 a 110 dias após a semeadura dependendo do cultivar plantado, importante salientar é que mesmo no caso do brócolis de cabeça, depois da colheita, caso a planta esteja forte, ocorrerá mais algumas brotações laterais por algumas vezes, por isso não arranque o pé inteiro, corte apenas a parte a ser utilizada e mantenha a planta no canteiro.

Duas brotações laterais após a colheita da cabeça principal



Desde já agradeço pela leitura de todos!

Não deixem também de ler também alguns outros tópicos do blog:
Como germinar mais rapidamente as sementes no Inverno!
Como cuidar de suas árvores frutíferas em vasos !
Como plantar morango em vasos!
Como Plantar Maracujá !



Siga também nas redes sociais!




Um comentário:

  1. Meu pé de brócolis deu folhas enormes, 110 dias e nem sinal de flor... O que será? Excelente seu blog!

    ResponderExcluir