sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Germinação De Sementes de qualquer Maçã e Dicas sobre o Cultivo!

               Bom dia queridos amigos, para acompanhar os vídeos postados no canal do Youtube Pomar e Horta em Vasos, hoje vamos conversar um pouquinho sobre o cultivo de maçãs, neste post detalharemos algumas questões citadas no vídeo lançado em 12 de outubro, com diversas particularidades desse maravilhoso cultivo de Macieiras.



                   A macieira sempre foi uma das plantas mais cobiçadas nos pomares e hortas urbanos, contudo sem algumas informações esse sonho pode virar rapidamente um grande pesadelo.
                   As maçãs mais produzidas no Brasil são a Gala e a Fuji e 90% da produção nacional está concentrada nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul!

  Clima Ideal

                A primeira coisa que precisamos saber é que macieiras são árvores de clima temperado, podendo ser produzidas facilmente em locais com temperaturas entre 18 e 23 ºC no período vegetativo e temperaturas abaixo de 7,2 °C no período de dormência, (outono e inverno)!
               Os cultivares são divididos pela necessidade de frio, abaixo de 7,2 º C  que precisam por ano, dessa forma podemos citar como exemplos:

Plantas que precisam de  pelo menos 350 h/ano de frio:  Eva, Condessa, Princesa e Julieta.
Plantas que precisam de pelo menos 450 h/ano de frio:   Imperatriz, Monalisa, Joaquina
Plantas que precisam de pelo menos 700 h/ano de frio: Gala, Fuji




Importante: Caso não se atinja a quantidade de frio necessária para sua planta, ela não sairá naturalmente do estágio da dormência, precisando de produtos químicos para suprir essa deficiência, tais como Dormex e Óleo Mineral.

Solo Ideal


              O solo precisa ser rico em matéria orgânica, bem drenado e aerado para ajudar a fixar as raízes, o pH ideal está entre 6 a 7.
              A macieira gosta de solos bem irrigados, porem não encharcados, regue frequentemente apenas para mante-lo úmido. e adube com todos os macronutrientes essenciais.
              Caso sua planta seja enxertada, você vai conseguir produzir em vasos, mas certifique-se de ter usado um porta enxerto anão para diminuir drasticamente o tamanho de sua árvore.


Germinação de sementes



                 Esse método não é utilizado na produção de mudas de maçã, devido a demora para se começar a produção, que pode levar até 7 anos para produzir a primeira fruta e a falta de uniformidade nos pomares, contudo para aqueles que tem gosto de criar uma nova planta, a dica é simular o clima temperado no inverno, colocando algumas sementes envoltas em papel toalha, umedecendo, e inserindo num pote vedado na geladeira com temperatura média de 4°C, por cerca de 2 meses, isso fará com que todas as sementes germinem facilmente. podendo ai retira-las e inseri-las num tubete com uma mistura de húmus de minhoca e vermiculita para manter a umidade.



Produção de Mudas

                  As mudas que compramos produzidas comercialmente são enxertadas: usa-se como porta enxerto macieiras anãs, que reduzem cerca de 70 por cento o tamanho da planta enxertada, assim o agricultor consegue realizar o manejo de forma apropriada e os pomares não passam de 3 metros de altura.

                  Hoje em dia, nem os porta enxertos por incrível que pareça são propagadas por semente, usa-se para realizar a propagação o método da mergulhia, que consiste basicamente em curvar um galho sem quebra-lo até o solo e mergulha-lo na terra para que esse crie raízes e se transforme numa nova planta.

                 Em cima desses porta enxertos anões inserimos um galho da variedade da planta almejada, assim em pouco tempo podemos colher aquela determinada fruta almejada.


                Plantas enxertadas com porta enxertos anões,  podem ser produzidas em vasos facilmente, caso o querido leitor, não tenha muita experiencia na enxertia, as vezes é mais recomendado comprar uma muda sadia de um viveiro especializada.


Polinização



                A polinização na macieira é cruzada entre duas árvores que florescem no mesmo período, essas árvores podem ser de cultivares diferentes, dessa forma a polinizadora deve possuir uma grande reserva de polem e quanto mais insetos como abelhas por perto, melhor será a produção de frutos.


Colheita

                  Com a soma desses dois processos(Mergulhia+Enxertia), o tempo inicial de produção de uma macieira passa de 7 anos para no  máximo 3 anos.


                  Cada Maçã é colhida em determinada época do ano:
Geralmente:  a Eva, em janeiro Gala em Fevereiro e Fuji em abril ou maio!



A baixo outros vídeos postados sobre frutas !

                                     Como Germinar e criar mudas de Manga!


                                     Como Criar mudas de Amora facilmente em casa!








Nenhum comentário:

Postar um comentário