segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Como produzir mudas de Coco Anão facilmente em casa!

               Embora muitas pessoas achem que é difícil e até complicado produzir uma muda de coqueiro anão, eu discordo totalmente disso, e hoje vou explicar o que é preciso para produzir a sua muda com grande facilidade ai na sua casa:



Como Plantar em 5 passos!

                 A técnica consiste em adquirir um coco já maduro de preferência aqueles que caíram do pé sem terem sido retirados para consumir a água e deixar esse coco num local fresco e hidratado até a perfeita brotação.
                 Muitas vezes o coco começa a brotar em baixo do coqueiro sem nos dar trabalho algum , contudo como não possuímos tamanha sorte de encontrar um coco brotado em baixo de um coqueiro, podemos fazer os seguintes procedimentos para obtermos nossa mudinha:


Passo 1

-Pegue um coco maduro e faça ranhuras na casca sem ofender a parte interna onde está guardada a reserva energética que será utilizada para formar nova planta.




ATENÇÃO:   NUNCA TOME A ÁGUA DE DENTRO DO COCO, SE FIZER ISSO A SEMENTE NÃO BROTARÁ POR FALTA DE RESERVAS E NUTRIENTES!

Passo 2

-Consiga um vaso de 10 a 15 litros e faça camada de drenagem com pedras ou argila expandida e areia ou manta de drenagem.



Passo 3

-Insira uma terra que não precisa ser adubada mas que deve ser bem descompactada para facilitar o processo, e deposite no vaso.



Passo 4

-Plante seu coco na vertical com o olho, local onde estava preso na árvore para cima, e não tome por nada nesse mundo a água que está dentro, ela dará energia para a planta.




Passo 5

-Regue constantemente para manter a grande semente totalmente hidratada. Lembre-se sempre, na dúvida é melhor regar em excesso do que deixar faltar água, nessa fase ainda não existem raízes e por isso não corremos o risco de apodrecer o sistema radicular.


Plantio da Muda em local definitivo!




-Quando a muda estiver na altura de 80 cm igual a esta mostrada ao lado, já podemos transplanta-la para o solo, para isso devemos cavar uma cova de 60 x 60 x 60.

-Separe a terra do buraco em dois montes, a parte de cima e a de baixo, misture a terra de cima ao adubo escolhido e ponha no fundo da cova.

-Plante a muda e complete com a terra de baixo.

-Regue generosamente depois do plantio






                   Caso escolha adubos orgânicos, deixarei um vídeo sobre um adubo bem concentrado ideal para árvores grandes:





Posso plantar em Vasos??

               Importante salientar que o coqueiro não deve ser plantado em vasos, pois suas raízes são simplesmente devastadoras e não teria nutrientes necessários para a produção e manutenção. além disso ao contrario do que muitos pensam o nome anão é muito relativo, pois esta árvore pode chegar a 12 metros de altura, enquanto o coqueiro gigante pode chegar a 25 metros de altura.
           

  



Clima Ideal


                  Para se cultivar coqueiros com sucesso você precisa de clima quente, tropicais são a melhor pedida, as temperaturas ideais variam entre 22 a 35°C sendo 27°C a temperatura ideal.
                 Quanto as condições pluviométricas o ideal é que no local onde será cultivado tenha uma boa divisão de chuvas com pelo menos 1600, mm anuais, locais praianos são ideais para a produção!



Solo Ideal


                 O melhor solo é aquele rico em matéria orgânica bem drenado e fértil em todos os macro nutrientes, o pH deve permanecer entre 6 e 6,5.

Colheita

             O nome anão se dá pelo tempo e altura que começa a produzir, as vezes com 1,5 m  e 2 a 3 anos de idade a muda começa a produzir os primeiros frutos.

Se gostou de aprender a produzir mudas de coco que tal também começar a plantar mangas ou mamões.




Espero que tenham gostado da leitura:


A gora que já sabe tudo de coqueiros, leia alguns outros tópicos do blog:
Como germinar mais rapidamente as sementes no Inverno!
Super adubo líquido orgânico caseiro, natural e grátis!
Como cuidar de suas árvores frutíferas em vasos !
Como plantar morango em vasos!
Como Plantar Maracujá !


Siga-nos nas principais redes sociais!
Nosso Instagram
Nosso Grupo no Facebook
Nosso Twitter
Nossa Comunidade G+






Um comentário:

  1. Plantei a 3 meses até agora nada de folhas, foi roubado ainda por cima. Tomara que morra ou traga na sorte para o padrão.

    ResponderExcluir