segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Como Plantar Abobrinhas em vasos!

                     Hoje vamos conversar sobre a abobrinha italiana ou como também pode ser chamada de abobrinha de tronco, esta é uma variedade totalmente viável para o plantio em vasos devido a  não se espalhar muito, formando apenas pequenos arbustos. diferente de abóboras que possuem diversas ramas se espalhando pelo quintal inteiro, o legume pertence a família dos Cucurbitáceos, a mesma do melão, melancia, pepino e abóbora, e seu nome científico é  Cucurbita pepo L. 



Clima Ideal



                      A abobrinha gosta de climas quentes se dando melhor em faixas de temperatura entre 18 a 27 °C por isso caso você more numa região fria escolha realizar o plantio no verão, Para se ter condições perfeitas de cultivo, é necessário uma boa luminosidade, pois este legume gosta de sol pleno, com cerca de 4 horas diretas de sol, já podemos obter resultados satisfatórios.


Solo Ideal


                      Cultive em vasos ou canteiros bem drenados, com substrato descompactado e rico em matéria orgânica, mantenha a terra sempre úmida, nunca encharcada e garanta os nutrientes com adubação mensal, o pH deve permanecer na faixa entre 6 e 6,8 . 

                      Caso você não possua estufa e cultivar suas plantas ao ar livre como eu, muito cuidado com o período de chuvas, pois a rega deve ser feita sempre na terra nunca nas folhas e a chuva não faz essa distinção, logo suas folhas rapidamente serão afetadas pelo fungo Oídio, que pode ser combatido com calda bordalesa ou leite cru.


Plantio


             1-    Semeie cerca e 1,5 cm de profundidade, diretamente no local definitivo ou faça mudas em copinhos descartáveis, mantenha suas sementeiras em locais protegidos da chuva e depois da germinação vá aumentando gradativamente a exposição solar, tomando cuidado para não queimar sua mudinha.




                    2-     Com 15 dias geralmente sua muda terá cerca de 10 a 15 cm e 4 folhas definitivas, momento ideal para trasplanta-la caso ainda não esteja no local definitivo. Faça o transplante no período da tarde depois do por do sol, e utilize um vaso de no mínimo 15 litros de volume.




               3-     Mantenha o solo sempre úmido e aporte nutrientes pelo menos uma vez por mês, farinha de ossos é muito bom para nossa plantinha, se tiver misture um pouco na terra para um melhor resultado.



Polinização


               4-     Se tiver um vaso grande pode plantar duas mudas por vaso, isso ajudará na produção de flores e a polinização  das flores macho e fêmea, conforme mostra a figura.




Colheita



               5-   O aparecimento dos frutos se dá cerca de 60 dias após o plantio, e a colheita geralmente se inicia cerca de 80 dias após o início do processo. o ideal é colher os frutos quando atingiram um tamanho de cerca de 20 cm mas ainda não amadureceram, isso torna o legume muito mais saboroso e apetitoso para o consumo.




   Espero que tenham gostado do material, se ficou alguma dúvida não exite em questionar, abraço a todos os amigos do Pomar e Horta em Vasos!



Leia alguns outros tópicos do blog:

Siga-nos nas principais redes sociais!

7 comentários:

  1. Adoro abobrinhas,estou cultivando a abóbrinha caipira.

    ResponderExcluir
  2. bom dia Jr.

    vc. teria como me dizer quantas abobrinhas (em média) cada muda produz?

    é planta perene?

    ResponderExcluir
  3. Posso plantar abobrinha brasileira em vaso também?

    ResponderExcluir
  4. Porq as folhas do pepino ficam asperas esta faltando algum nutriente

    ResponderExcluir
  5. Ótima matéria. Valeu!!.. Ao meu Boa noite deixo votos de sucesso a vocês.. Recomendo..

    ResponderExcluir
  6. Como acabar com as pragas que está comendo as folhas do meu morangueiro

    ResponderExcluir
  7. Tenho uma jabuticabeira nova que possui folhas com as pontas secas, mesmo as folhas novas ficam assim depois de um tempo. Dizem q é excesso de água ou de adubo,mas não é nenhum desses motivos. O q pode ser?

    ResponderExcluir